Projeto desenvolvido pelo LAPAD/AQI/CCA – UFSC em parceria com empresas do setor elétrico recebe prêmio no Fórum de Gestão Sustentável

03/08/2017 10:28

O projeto “Conservação da Ictiofauna no Alto Uruguai” foi premiado com o 24ª Prêmio Expressão de Ecologia durante o Fórum de Gestão Sustentável 2017, realizado no dia 28 de julho na sede da FIESC. Realizado através de uma parceria do LAPAD com o Consórcio Itá, o Consórcio Machadinho e a ENGIE, o projeto refere-se a um conjunto de ações para conservação da ictiofauna na área de abrangência das Usinas Hidrelétricas Itá e Machadinho. Os estudos se concentraram principalmente na conservação e no manejo do dourado (Salminus brasiliensis), do suruvi (Steindachneridion scriptum) e da piracanjuba (Brycon orbygnianus), espécies que são consideradas ameaçadas de extinção na região. Esse estudo premiado é resultado de mais de uma década de pesquisa, tendo sido objeto de estudo de vários trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, auxiliando ainda na formação de recursos humanos.

O Prêmio Expressão de Ecologia

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro – Eco 92. A ideia do prêmio foi divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentivar que outras empresas seguissem o mesmo caminho. Esta é a maior premiação ambiental do país no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente e tem como objetivo reconhecer as melhores práticas ambientais desenvolvidas no Sul do Brasil. Neste ano, o Prêmio Expressão de Ecologia contou com a participação de 109 projetos ambientais das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades.

Foto: Marcos Campos

Foto: Marcos Campos